Com 24 parceiros, o Projeto INOVSTONE 4.0, o quarto projeto mobilizador de Investigação e Desenvolvimento no Setor da Pedra Natural, iniciou o último ano de atividade, com um OPEN DAY, onde se pretendeu, mais uma vez, dar a conhecer o projeto e um dos parceiros demonstradores.
Desta vez, a FILSTONE recebeu este evento, no dia 28 de Janeiro, onde além de se apresentar o projeto, foi possível conhecer todo o processo produtivo e de sustentabilidade desta Empresa.
A FILSTONE, juntamente com a SOLANCIS, TORREMARMORES, INOVOPEDRA – LSI, MARFILPE, URMAL, PEDRAMOCA, GRANIALPA, MARMOCAZI, MÁRMORES GALRÃO e GRANATUR são as Empresas que estão a realizar testes e demonstração de todas as tecnologias, softwares e outras soluções que estão a ser desenvolvidas pelas Empresas desta área: CEI, FRAVIZEL, INOCAM, FRONTWAVE, DIAPOR e ZIPOR.
O Projeto tem uma forte componente de conhecimento e de transferência que está a ser assegurado pelas Entidades do Sistema de Investigação e Inovação, UNIVERSIDADE DE ÉVORA, ISQ, FCT-UNL, ISCTE, IST, UTAD, IP PORTALEGRE.
Com um investimento total de 7.049.165,50 Euros e incentivo de 4.000.000,00 Euros, o INOVSTONE 4.0 é cofinanciado do LISBOA 2020, COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER.
O caminho LEAN STONE está assegurado, as Empresas estão a preparar-se para a Economia Digital e a evoluir para uma Indústria 4.0.
Foi provado durante o dia, que a evolução e a competitividade das Empresas, tem vindo a passar pelos Modelos de Internacionalização e os Modelos de Produção cada vez mais inteligentes, integrando novas tecnologias e software que estão a permitir a estas Empresas serem das mais inovadoras e reconhecidas a nível Europeu.
No último trimestre de 2020, o Consórcio INOVSTONE 4.0 irá demonstrar a todos os stakeholders os resultados deste Projeto, muito deles, já em registo de patenteação.